Dicas

02/08/2013 | Importancia de fazer Geometria e Balanceamento

Seu carro está "puxando" para um lado? O volante trepida quando você ultrapassa os 60km/h? Os pneus estão mais gastos de um lado?

Então está na hora de fazer geometria e balanceamento no seu veículo! Entenda o motivo:

Geometria

Quando um veículo está sendo projetado, faz-se necessário estabelecer um conjunto de regras que definam as medidas entre eixos e ângulos de inclinação das rodas o qual podemos denominar Geometria da Suspensão. Os riscos de um veículo fora das conformidades com as indicações do fabricante são arrasto dos pneus em curva, desequilíbrio das forças que atuam no veículo, desgaste prematuro e irregular dos componentes da suspensão e pneus.

 Para obtenção de um desempenho estável e confiabilidade na direção faz-se necessário manter-se as medidas fornecidas pelo fabricante, dentro de uma revisão preventiva que não exceda o limite e tempo de quilometragem, garantindo assim um perfeito contato do pneu com o solo, uma adequada distribuição de carga nas rodas, além de favorecer um trabalho suave das molas, amortecedores e propiciando melhor dirigibilidade e segurança.


Os aparelhos de medição da geometria podem ser do tipo mecânico (mais antigo), ótico, a lazer e computadorizado 3D com relatório impresso. Todos os aparelhos têm condições de propiciar bons resultados, e o fator mais importante é ir a uma oficina de confiança, com profissionais treinados para o uso adequado do equipamento, conhecendo-se os ângulos corretos de cada veículo.

Balanceamento

O Balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto. Um veículo que apresenta uma vibração na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras.


Com o tempo, esse chumbo poderá cair, ou descolar, fazendo com que a roda fique desbalanceada (explicando a trepidação), provocando um desgaste precoce do pneu.


O recomendado é fazer Geometria, Balanceamento e Rodízio a cada 8.000km, podendo-se prorrogar no máximo até 10.000km, em casos normais. Mesmo se o veículo aparentemente não necessitar de tal manutenção, ela se faz necessária.

 

http://clubecar.blogspot.com.br/2009/05/saiba-importancia-da-geometria-rodizio.html