Dicas

14/06/2013 | Cuidado com os freios

Quando se trata dos freios do carro, o pensamento é simples: é só pisar que está tudo resolvido. Porém é importante entender os princípios de funcionamento, para não se perder na curva.

Os freios do carro integram um sistema fundamental de segurança para o motorista e os passageiros de um veículo. Funciona em razão do atrito entre a parte fixa na estrutura do veículo e a parte móvel que gira com as rodas. O atrito resultante do contato dessas peças gera uma força cujo calor – que dissipa no ar – se converte em energia mecânica e imobiliza o carro.

O sistema de frenagem é dividido entre dianteiro e traseiro – ambos são acionados através da pressão de fluido.  Alguns modelos apresentam Sistema Antitravamento chamado ABS (em inglês Anti-lock Braking System), enquanto outros possuem controle equalizado de pressão. Basicamente a função é executar uma frenagem segura parando o veículo no espaço mais curto possível.

Cuidados Básicos

Ruídos ao frear são sintomas de desgaste das pastilhas e dos discos. Caso esteja ouvindo esse tipo de ruído, leve seu carro a uma oficina autorizada de confiança.

Outro sinal que existe algo errado é quando, ao frear, você sente o pedal trepidar sob seu pé. Isso indica que os discos podem estar empenados.

Quando a luz do freio acender no painel, atenção! Nível baixo pode ter dois significados: ou o sistema apresenta vazamento ou está na hora de trocar as pastilhas. Caso troque o fluido de freio, você pode mascarar um problema maior.

Quando descer uma serra, por exemplo, procure ir com o carro engrenado em uma marcha menor. Desta maneira conseguirá diminuir a velocidade do veículo e estará aliviando o sistema de frenagem. Geralmente, empenamentos dos discos ocorrem quando o motorista usa o freio em excesso, causando superaquecimento dos discos. Esse superaquecimento inibe o atrito – que pára o veículo, dizemos então que “ficou sem freio”. 

Substitua o fluido de freio a cada 24 meses ou 40 mil quilômetros. Este procedimento prolongará a vida útil do sistema. Não economize nem protele a manutenção dos freios do seu veículo. Ele carrega sua família.

Conte com os serviços especializados da nossa Oficina para rodar tranquilo com seu veículo e evitar problemas.