Dicas

28/03/2012 | Como se deve proceder com a manutenção do Ar-Condicionado?

1. Fusível

 Caso o sistema deixe de funcionar, verifique primeiro a presença de fusíveis queimados - no manual do seu carro você encontra a localização, capacidade e procedimento para troca.

2. Objetos Estranhos

   Fique atento quanto a presença de objetos estranhos (folhas, papéis etc.) na grade frontal ou condensador do ar condicionado (localizado à frente do veículo junto ao radiador). Eles diminuem a eficiência do sistema.

3. Proteja o Meio Ambiente

   Caso necessite de manutenção, prefira as oficinas que possuem equipamento para reciclagem do gás refrigerante.

4. Vazamento

   Caso o sistema perca gás, corrija o vazamento e proceda a recarga do gás e do óleo do sistema que nestas condições é arrastado pelo gás.

5. Funcionamento do Compressor

   Em caso de perda da capacidade de refrigeração, faça uma revisão no sistema e peça para verificar o funcionamento do compressor e possíveis vazamentos.

6. Correia

   Verifique a cada 10.000 Kms o aspecto e a tensão da correia do motor que aciona o compressor do ar condicionado. Em caso de rachaduras ou correia brilhosa, substitua. O mesmo vale caso ocorra ruído de cantar pneu ao acelerar o motor - pode ser a correia desgastada, faça a verificação.

7. Filtro Anti-pólem

   Substitua regularmente o filtro anti-pólem, caso o seu veículo seja equipado com este componente. O mesmo, na maioria das vezes, não admite limpeza e seu saturamento de sujeira determina uma redução significativa no rendimento da refrigeração.

 Fonte: http://www.ford.com.br/servico_cliente_cuidebem.asp