Notícias

28/05/2019 | Como garantir a segurança ao dirigir na Chuva

Você já teve que dirigir na chuva e sentiu medo de perder o controle do veículo e se envolver em algum acidente? Fique tranquilo, pois você não é o único. Muitas pessoas ficam aflitas ao encarar o trânsito em geral, mesmo em condições climáticas favoráveis, imagine então, quando a pista fica molhada devido ao excesso de chuva. Com muita água na estrada, a atenção do motorista deve ser redobrada, pois, a aderência do veículo é muito prejudicada, isso porque a água da chuva se mistura com o pó e outros resíduos, e resultado é uma pista escorregadia, que exige um cuidado muito maior do condutor. Errar ao dirigir na chuva, por exemplo, pode resultar em um acidente, e as consequências podem ser graves. Para encarar a pista molhada pela primeira vez, além de já ter um bom domínio sobre o veículo no seco, é importante saber o que vem pela frente. A Amisa, pensando sempre na segurança, preparou algumas dicas para que você não corra riscos ao dirigir em condições adversas.

# Se a Chuva estiver forte demais, pare o carro

Você pode encarar uma chuva normal, até mesmo uma chuva forte, sem ter maiores problemas, desde que saiba o que deve fazer. Estamos falando em situações em que o volume de água que cai do céu é muito acima do normal. Quando isso acontece, mesmo a velocidade mais rápida do limpador de para-brisa não é suficiente para conferir ao motorista uma condição de visibilidade aceitável. Nessas situações, procure um local seguro para estacionar e espere a chuva parar ou diminuir.

Atenção: se além de chuva há vento muito forte, ficar parado ao lado de árvores, placas e outros pode ser bastante perigoso.

Se tiver de parar no acostamento, não esqueça de ligar o pisca-alerta para que os demais veículos visualizem o seu automóvel.

# Mantenha o limpador de para-brisa em bom estado

Sempre que estiver chovendo, é obrigatório utilizar o limpador de para-brisa. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro diz que, dirigir “sem acionar o limpador de para-brisa sob chuva” é infração grave e resulta em multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na habilitação. E vale um lembrete: com o tempo de uso, o limpador perde a eficiência. Quando você notar que isso está acontecendo, troque suas borrachas. Manter os vidros limpos e desengordurados também ajuda.

#Desembace os vidros

Algumas condições climáticas podem fazer o para-brisa ficar embaçado. E às vezes não adianta nada esfregar a mão no vidro. A maioria dos veículos com ar condicionado possui uma função que joga o ar no para-brisa. Ela servirá para desembaçar o vidro. Tanto faz se o ar for quente ou fria, porque, além de alterar a temperatura, o sistema remove a umidade.

.

4. Mantenha os Pneus em Bom Estado

O estado de conservação dos pneus do veículo é fundamental para a sua estabilidade na pista.Pelos seus sulcos a água é escoada e evita-se a aquaplanagem. Um pneu careca em uma pista molhada corre um risco muito grande de deslizar, especialmente em uma curva ou freada. Trafegar com o pneu careca é uma infração grave.

 

# Diminua a velocidade

Pode parecer uma dica óbvia, mas muita gente, surpreendentemente, adota a mesma velocidade ao dirigir na chuva ou no seco. Quanto mais rápido o veículo estiver, menos controle sobre ele o motorista vai ter. Parar repentinamente em uma velocidade alta e pista molhada é muito perigoso. O recomendável é trafegar em uma velocidade em que você consiga observar um obstáculo com boa antecedência e de modo que apenas a desaceleração e redução de marcha já seja capaz de diminuir bastante a velocidade.

 

# Mantenha uma boa distância para o veículo da frente

Em condições normais, recomenda-se a regra dos dois segundos. Ela funciona assim: você observa o veículo da frente passando por alguma marca (uma placa, por exemplo) e conta quantos segundos demora para seu carro passar pelo mesmo ponto. Uma distância segura costuma ser dois segundos, ou três quando a velocidade é alta. Ao dirigir na chuva, essa distância precisa ser de pelo menos 5 segundos. Mesmo que esteja trafegando em velocidade bastante reduzida. Precaução nunca é demais.

7. Tenha Muita Cautela ao Ultrapassar

Pense bem e tenha muita segurança antes de tentar uma manobra de ultrapassagem. Ultrapassar envolve aumentar a velocidade, deslocar-se para a contramão, passar do outro veículo e retornar à pista de origem. Pode parecer tudo muito simples, mas a pista molhada, torna a manobra mais arriscada. Então, tenha paciência e evite a ultrapassagem.

# Tenha um cuidado especial nas curvas

Fazer uma curva fechada já demanda atenção especial quando a pista está seca. Ao dirigir na chuva, evidentemente que o cuidado precisa ser ainda maior. A curva precisa ser feita em baixa velocidade, mas o importante é entender que essa velocidade precisa ser reduzida antes de começar o seu traçado, nunca durante. O erro é frear enquanto a curva está sendo feita, o que pode resultar na perda do controle do veículo. Por isso, preste atenção, ponha o pé no freio antes, entre na curva em velocidade baixa, reduza a marcha e, então, acelere para ter maior tração.

 

Essas são dicas simples, mas extremamente importantes para que sejam seguidas por quem pega a estrada em dias de chuva. Fique atento e viaje com tranquilidade e segurança. Além disso, lembre-se de manter o seu carro sempre revisado e em dia.