Notícias

22/03/2019 | Amortecedores: você sabe a hora de trocar

Saber identificar se o amortecedor ou os amortecedores do carro estão precisando ser substituídos é simples, por exemplo: se você passa por um quebra-molas e um dos lados do carro afunda, é sinal de amortecedor velho que está precisando ser trocado. Outra situação comum e que deixa evidente que o amortecedor do carro está precisando ser substituído é na hora de fazer uma curva. Neste caso, um lado também afundará mais do que o outro. Também é possível perceber visualmente quando esta peça não está em condições uso, pois ela permite a penetração de poeira e outras sujeiras. Há casos de peças estouradas sem o dono perceber, mas se houver pingos de óleo sob a roda do carro, a chance do amortecedor estar pifado é muito grande. Além disso, os especialistas das Oficina Amisa, destacam que os ruídos provocados por desgaste de amortecedores são batidas fortes, que apresentam um barulho seco, facilmente percebido pelo motorista.

 Por isso, nossos especialistas recomendam atenção! É precisoter cuidado e manter os amortecedores do carro em perfeitas condições, pois isso não é importante somente para conforto do motorista e passageiros, mas é fundamental para segurança. Veículos com peças vencidas ou danificadas aumentam os riscos de aquaplanar em pista molhada. O carro perde a estabilidade mais facilmente ao passar por uma lâmina d’água se estiver com os amortecedores gastos. Além disso, o desgaste provoca maior cansaço ao motorista, que sentira a direção mais pesada.

 

Para entender melhor, vamos explicar qual é a função dos amortecedores. Eles ajudam a manter os pneus em contato permanente com o solo, mesmo diante das ondulações da pista, proporcionando estabilidade. Se estiverem gastos, vão deixar o veículo instável. Outra situação provocada pelos amortecedores danificados são os balanços e trepidações excessivas.

Por isso, nossos especialistas da Amisa, destacam o quanto é fundamental revisar toda a suspensão do carro, sempre de acordo com o plano de manutenção de cada veículo. Lembrando, que os amortecedores duram em média, 40 mil quilômetros, mas esse prazo depende das condições de uso de cada automóvel. E lembre-se: se estiverem danificados, os amortecedores devem ser trocados em pares. Ao substituir apenas uma peça, a outra pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso.

Se você estiver com dúvidas, procure a Oficina Amisa em Ibirubá, panambi ou Ijuí, e converse com os nossos profissionais que estão sempre à disposição para melhor atender. Também não esqueça que os veículos Ford tem 3 anos de garantia e as revisões acontecem conforme o cronograma estabelecido pela montadora. Veículo revisado é mais segurança, eficiência, e com toda certeza economia.